31/01/2024

Sarandi se mobiliza para reforçar ações de combate e prevenção ao mosquito da dengue


A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue e, nesta quinta, 1º, e 2 de fevereiro, realiza mutirões de limpeza e conscientização em bairros com maior índice de infestação. “Os esforços se mantêm cada vez mais intensos para evitar escalada dos casos de dengue, considerando que o período chuvoso e as temperaturas elevadas favorecem a proliferação do mosquito transmissor da doença”, explica o secretário de Saúde, Márcio Manoel, que prepara ação coordenada e pontual de combate e prevenção.

De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro, aponta que Sarandi, assim como muitos outros municípios da região, encontra-se com alto risco de epidemia de dengue. Jardim Cometa (13,4%), Jardim das Torres (11,7%) e Parque das Indústrias (10,7%) estão entre as regiões com maior índice de infestação. Lixo reciclável, garrafas, latas e plásticos continuam como criadouros mais comuns para o mosquito transmissor da dengue.

Nesta quinta, 1º, agentes de controle de endemias e outros servidores se concentram na Praça dos Pioneiros, centro de Sarandi, a partir das 7h30, para iniciar os trabalhos. O mesmo protocolo se repetirá no dia 2, com a concentração ocorrendo junto a Igreja São Paulo Apóstolo, também às 7h30, contemplando assim as zonas Norte e Sul da cidade. O objetivo é recolher materiais que podem servir de abrigo e reprodução do mosquito Aedes aegypti e reforçar a importância da prevenção.

“Trata-se de um esforço coletivo, que deve unir a todos nós na eliminação dos recipientes que acumulam água parada, como vasos de planta, caixas d´água ou pneus velhos deixados a céu aberto. Não pode haver margem nenhuma de tolerância com locais que podem servir à reprodução do mosquito. Essa luta é de todos e somente com trabalho em conjunto vamos superar esse momento que exige atenção com os protocolos de prevenção”, resume o secretário de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.