26/05/2022

Construção e reforma de ciclovias são debatidas e estão no Plano de Metas da Prefeitura

As reformas de ciclovias e construção de novas vias para ampliar a malha cicloviária de Maringá são debatidas nas audiências públicas do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), encontros abertos à população, sendo o próximo amanhã (26), às 19h, no auditório Hélio Moreira. As obras de ciclovias também estão no Plano de Metas da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob). 

O PlanMob e o Plano de Metas planejam ações futuras. No presente, a Prefeitura amplia a malha viária para facilitar o deslocamento sustentável e mais econômico por meio de bicicletas. Confira na lista abaixo as obras e reformas previstas no Plano de Metas da Semob, somando quase 20 km de vias. Além das citadas, também há plano futuro para construir uma ciclovia com mais de 2 km entre Maringá e Sarandi, o que depende de parceria com o governo federal. 

A manutenção acontece também em parceria com outras secretarias municipais. Como foi em março, na avenida Horácio Racanello Filho. Equipes formadas por técnicos da Semob, da Secretaria de Obras e da empresa que construiu a ciclovia, verificaram partes que estavam danificadas para a programação de reparos ou reforma. 

A preocupação com a segurança dos ciclistas também prevê a podas de galhos das árvores. A Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) realizou o serviço na ciclovia da avenida Pedro Taques, evitando risco de acidentes devido aos galhos que caem no trajeto. 

POPULAR - Maringá conta hoje com 43 km de ciclovias. O planejamento da Prefeitura é chegar a 50 km em 2023 e, posteriormente, seguir a previsão inicial de ampliar em 30% os 43 km atuais até o final da gestão. Por isso, é importante a participação popular nas audiências públicas. Como a do Planmob amanhã. 

Em seguida, o PlanMob entra na fase final para conclusão. Dia 9 de julho está agendada a Conferência Pública, quando entrará em aprovação o plano e a minuta da lei de Mobilidade Urbana e a formação de conselhos de acompanhamento. A estimativa é que o plano seja entregue para a prefeitura na sequência. Depois será enviado para votação na Câmara de Vereadores de Maringá e posterior aplicação. A previsão é de revisão a cada dez anos.

PLANO DE METAS ATÉ FINAL DA GESTÃO:
• avenida Tuiuti - 4,4 km
• Parque do Ingá - 3,3 km
• avenida Cerro Azul - 3,4 km
• avenida Pedro Taques, prolongamento até Conjunto Sumaré - 1,7 km
• reforma da ciclovia da avenida Pedro Taques - 3 km
• reforma da ciclovia da avenida Mandacarú - 3,6 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.