18/11/2020

Amapá tem novo apagão duas semanas após a primeira ocorrência

O Amapá registrou novo apagão na noite desta terça-feira (17), duas semanas após a primeira ocorrência. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) denunciou nas redes sociais que o apagão voltou a 100%. “Estamos novamente com APAGÃO TOTAL no Amapá. É URGENTE um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento”, diz o texto publicado pelo congressista no Twitter.

O ONS (Operador Nacional do Sistema) confirmou que houve novo desligamento no Amapá às 20h31 e que trabalha para restabelecer a totalidade das cargas no estado.

“O transformador da subestação Macapá não apresentou problema, a UHE Coaracy Nunes está gerando energia e a CEA, distribuidora local, está inspecionando as linhas e subestações para identificar a causa da ocorrência”, informou nota divulgada pelo ONS.

A Eletronorte também confirmou o desligamento por volta das 20h31 da Usina Coaracy Nunes, em decorrência de um evento externo, provavelmente no sistema de distribuição de energia elétrica.

O governo do Amapá informou que trabalha com os órgãos responsáveis para esclarecer os motivos do novo problema e cobrar a resolução imediata da situação.

No primeiro apagão, ocorrido há duas semanas, o estado ficou sem energia elétrica após incêndio em subestação de distribuição de energia elétrica. A queda do fornecimento de energia atingiu a capital, Macapá, e outros 13 dos 16 municípios do estado, onde vivem 782 mil pessoas —cerca de 90% da população estadual. Apenas Oiapoque, no extremo norte, e Laranjal do Jari, no extremo sul, não sofreram com a falta de eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.