25/03/2024

Entrega da reforma do campo do 15 e revitalização da praça da capela revisitou origens de Sarandi e sua história


A inauguração da reforma do campo do 15, agora denominado Basílio Zanin Neto, e da revitalização da praça da capela Sagrado Coração de Jesus, que passa a se chamar Gregório Pavão, marcou momento importante na trajetória do município, cuja história tem o local como referência.

O evento foi realizado na tarde do último domingo, 24, e reuniu autoridades e representantes das famílias dos homenageados. Jogos de futebol, brincadeiras para crianças e distribuição e algodão doce e pipocaram marcada a agenda festiva.

Personagem da história da cidade e região, o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, lembrou que o pioneirismo do 15, também conhecido como Vera Cruz e km 115, remonta a década de 1940, quando os primeiros migrantes se instalaram na região. “Tudo começou aqui”, resumiu o prefeito, lembrando que nos anos de 1950 o campo do 15 já existia como palco para memoráveis partidas no imenso ‘terrão’. “Essa região era movimentada, com pequenas vendas de secos e molhados, farmácia e até postos de gasolina”, disse o prefeito.

Com a passagem a BR-376 pelo município, no início da década de 1960, muitas atividades econômicas migraram para as proximidades da rodovia e a região foi esvaziando. Mas o campo  e a capela Sagrado Coração de Jesus permaneceram como referência dessa história.  “Entregamos a revitalização da praça da capela, intitulada Gregório Pavão, como justa homenagem a família em cujas terras essas estruturas estão erguidas. A família Pavão sempre foi ativa participante das ações comunitárias e doou o município a área do campo.

“A área foi escriturada a partir de um gesto de doação da família Pavão que merece ser reconhecido pela gestão municipal”, disse o vice-prefeito Wlademir Garbúgio.   O campo de futebol leva o nome de Basílio Zanin Neto, ex-vereador em Marialva entre 1973 e 1977, quando então Sarandi era distrito do município vizinho. Basílio Zanin Neto representava o distrito na Câmara de Vereadores e foi responsável por trazer energia elétrica para a cidade que, em 1981, ganharia sua emancipação, tornando-se município.

O secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejuv), Cláudio Souza, lembrou que a reforma do campo e a revitalização da praça foram realizadas em parceria com a Secretaria de Urbanismo. “Ainda vamos instalar vestiários, mas um equipamento importante para a prática de futebol nesse espaço”, disse o secretário. O padre Décio deu a benção nas duas placas de inauguração, marcada também por jogo entre equipes da escolinha do Projeto Superação, que envolve mais de 3,5 mil pessoas, e partida entre atletas veteranos do futebol de Sarandi.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanchim, também participou da inauguração, assim como os vereadores Ireni Moura, Dionízio Diocar e Toninha Aguiar. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antoni Estigarribia, também esteve presente.  No final da solenidade, o prefeito Walter Volpato solicitou ao presidente da Câmara que encaminhasse o tombamento da Capela Sagrado Coração de Jesus e da Escola Municipal Darci Pereira Mochi, para que seja preservada a relevância histórica dessas duas estruturas do 15.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.