28/01/2024

Festival de Folia de Reis de Sarandi chega a 43ª edição celebrando a cultura e preservando tradição


Na manhã deste domingo, 28, a Casa da Cultura de Sarandi, no centro da cidade, serviu de palco, mais uma vez, para celebrar a tradição e a cultura da folia de reis. O festival da festa religiosa cravou sua 43ª edição como referência importante de uma expressão da arte popular que cruza séculos para se manter viva,

graças ao empenho de pessoas que se dedicam a preservar a tradição. O município de Sarandi está entre as poucas cidades do país a cultivar essa tradição e promover festival todos os anos. Não por acaso a cidade é reconhecida como ‘Capital Turística e Folclórica da Festa da Folia de Reis’.

“O festival é uma agenda cultural importante para o município e, apesar do esforço que fazemos para realizar o evento todos os anos, são as companhias que merecem nosso reconhecimento e admiração, pois se dedicam a preservar a cultura da folia de reis superando dificuldades para nos apresentar espetáculo tão bonito, alegre e inspirador”, disse o prefeito de Sarandi Walter Volpato, que participou da abertura do evento acompanho da primeira-dama, Lúcia Volpato. O vereador Fábio Balako também participou da abertura do evento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanchim, destacou a presença da mulher e dos filhos para reforçar a importância de preservar essa tradição. “Quero que eles vejam e conheçam a importância dessa expressão cultural”, disse. O secretário de Juventude, Esporte, Lazer e Cultura (Sejuv), Cláudio Souza, destacou o trabalho de todos os envolvidos na organização do festival e lembrou que o troféu entregue aos participantes passa a se chamar José Lázaro Pereira, personagem importante da história de Sarandi e um dos fundadores do festival.

José Lázaro, falecido em em 2022, aos 92 anos, foi um dos criadores dos formatos iniciais do festival, como encontro e concurso, e grande incentivador da cultura popular. Também esteve à frente da criação da Associação Comercial e Empresarial de Sarandi (Acis), da Apae, do Conselho de Segurança e de tantas outras entidades importantes na história de Sarandi e de sua gente. “Portanto, essa é uma homenagem mais do que justa à sua memória e ao legado, de conquistas, lições, ensinamentos e superação, a quem o município deve muito, inclusive o nascimento deste festival”, disse Cláudio Souza.

Coral da Melhor Idade, integrado ao Projeto Superação, desenvolvido pela Prefeitura de Sarandi por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejuv), apresentou-se na abertura do evento. Antes, Ordália Maria Terrão recebeu troféu do festival pela doação de um presépio ao evento, e Simone Machado, diretora do Departamento de Cultura de Juranda, entregou lembranças às autoridades relativas a evento milagroso ocorrido no município, localizado a 69 km de Campo Mourão, em 2013. Lucas, então com 10 anos, sobreviveu a queda da janela de um sobrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.