13/11/2023

Volpato comemora categoria ‘diamante’ em ranking nacional de transparência e valoriza esforço de todos


“Nossa gestão tem um compromisso inadiável com a transparência e seguimos fiéis a responsabilidade de administrar o município dentro dos mais rígidos protocolos de controle, valorizando os recursos públicos para promover avanços e gerar qualidade de vida”, disse o prefeito Walter Volpato ao ser informado sobre o resultado do ranking nacional elaborado por Tribunais de Contas e outras instituições sobre os dados disponibilizadas no Portal da Transparência. Sarandi alcança 95,41%, alcançado a categoria ‘diamante’ na classificação.

O Portal da Transparência é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos no âmbito municipal, estadual e federal. Existem diversos outros portais de empresas e instituições públicas que permitem que dados sejam verificados pelo contribuinte. Trata-se, portanto, de uma ferramenta extremamente útil para exercer a democracia, uma vez que qualquer cidadão pode fiscalizar as constas públicas e se informar se os recursos arrecadados com impostos estão sendo geridos e aplicados da forma correta.

“Seguimos qualificando o conteúdo portal, buscando assegurar acesso facilitado às informações mais que isso: reforçando sempre a qualidade dos dados disponível num ambiente modulado para ser intuito e eficiente. Mas o fundamental é fazer gestão com a mais absoluta transparência, proporcionando ao cidadão acesso a todas as informações que lhe permitem acompanhar a aplicação do dinheiro público em obras e serviços que assegurem mais qualidade de vida, seja na saúde, educação, segurança, infraestrutura, geração de emprego e renda”, acrescenta o prefeito.

"A transparência nos atos públicos significa que a gestão municipal está comprometida com os cidadãos e com o princípio da legalidade, pois as informações são claras, precisas e facilmente acessíveis no Portal da Transparência, inclusive disponibiliza canais de comunicação como o E-sic, Ouvidoria Municipal e Carta de Serviços ao Usuário, onde os cidadãos podem solicitar informações das diversas áreas da Administração", explica Elisângela Aparecida de Freitas Almeida, Controladora-Geral do Município.

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