O chamado ‘golpe do falso empréstimo’ tem feito vítimas em Sarandi, como alerta o Procon. Dezenas de relatos apontam para ação de golpistas que se fazem passar por agentes financeiros e agem em nome de bancos ou financeiras. A ação é bem articulada e inclui conjunto de informações que levam a vítima a acreditar no protocolo.
“Oferecem empréstimo fácil a juros baixos, fazem atendimento via WhatsApp, disponibilizam sites para cadastro e até elaboram contrato para assinatura, mas tudo não passa de uma fraude para gerar confiança da vítima”, explica o Lucas Dornellos, coordenador do Procon de Sarandi. O golpe é aplicado em etapas previamente organizadas.
Em seguida, o golpista pede para que a vítima efetue um depósito de um determinado valor em uma conta bancária de pessoa física, referente a uma taxa para que o valor do empréstimo seja liberado. Após a vítima realizar o pagamento, o golpista segue cobrando outras taxas antes de liberar o empréstimo, tais como taxa de cartório, IOF e outras taxas que não existem.
Outra modalidade é a do empréstimo não solicitado e mesmo assim é efetivado sem a anuência do consumidor. Quando reitera que não tem interesse e pede estorno, os golpistas passam os dados para devolução, mas de terceiros, sem nenhuma relação com instituições bancárias. Sem checar os dados, o consumidor acaba enviando o dinheiro para a conta dos estelionatários.
“Para evitar cair nesses golpes, nunca realize qualquer depósito ou pagamento de taxa para liberar um empréstimo, muito menos envie valores sem ter certeza a respeito da conta de destino. Na dúvida, procure sua instituição bancária antes de fazer qualquer transação. Importante frisar que o contato jamais é realizado via WhatsApp”, orienta Lucas Dornellos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.