23/01/2023

Senador quer CPI para investigar as ONGs da Amazônia e abrir a "caixa-preta"

O ex-presidiário Lula (PT) resolveu assinar, logo no dia 1º de janeiro deste ano, um decreto restabelecendo o Fundo Amazônia, criado em 2008. O Fundo Amazônia é repleto de polêmicas e dúvidas... Foi criado para financiar projetos de combate ao "desmatamento" e fiscalização do bioma em "parceria" com outros países.

Nomes como George Soros e Leonardo DiCaprio sempre apresentam uma estranha preocupação com a nossa Amazônia. Diante disso, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) solicitou que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar com urgência a atuação das ONGs na Região Amazônica.

Em 2019, o congressista já havia sugerido a abertura do colegiado que deixaria à mostra a "caixa-preta" dessas entidades que insistem em manter atividades na floresta, mas são bancadas por nomes polêmicos como esses mencionados.

Com o novo decreto, o governo petista vai receber R$ 3,3 bilhões em doações internacionais para "combater o crime ambiental na Amazônia". Mas, não fica claro o que realmente o Brasil terá que dar em retorno.

É importante que, na volta do Fundo Amazônia, saibamos para onde vai esse dinheiro, qual o compromisso de quem recebe esse dinheiro e para que é esse dinheiro. 

Essa caixa-preta é isso: a gente saber para onde vai tanto dinheiro. Como vai, por que vai e para onde vai. E se prestam contas, diante de um monte de ONG que não presta contas. E essa caixa-preta só uma CPI pode abrir", argumentou o senador.

O parlamentar pretende pedir a abertura da CPI já no primeiro dia de retorno do recesso no Senado Federal. Porém, como já era de se esperar, PSB, PSOL, PT, MDB e Rede devem ser contrários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.