17/05/2022

Secretário da Saúde faz apresentação na Câmara e responde perguntas de vereadores

O secretário de Saúde de Maringá, Clóvis Augusto de Melo, participou da sessão de hoje (17) da Câmara Municipal. Ele apresentou o quadro geral da saúde na cidade e respondeu questionamentos dos vereadores. “O aumento no número de pessoas com necessidades de cuidados médicos não acontece só em Maringá, mas em todo o Brasil”, explicou. “Vamos superar esse momento e, com as mudanças que já fazemos, a Saúde de Maringá vai melhorar”. 

Clóvis Augusto comentou aspectos que levaram à lotação dos leitos em hospitais públicos e privados e detalhou os investimentos feitos pela Prefeitura no sistema de saúde municipal. E deu uma perspectiva positiva. A apresentação foi bem recebida pelos vereadores, com poucos questionamentos e dúvidas que foram apresentadas e respondidas em seguida. 

Entre os temas abordados pelos vereadores estão o repasse de verbas dos governos estadual e federal, campanha de divulgação do sistema de atendimento, agilidade no atendimento e diminuição da espera, contratação de servidores e médicos, criação de uma UPA Metropolitana, equipamentos que precisam de manutenção, prevenção contra a dengue, reavaliação de pedidos de exames, volta de decreto para uso de máscaras de proteção, entre outros. 

LEI - Clóvis Melo destacou que o orçamento da Secretaria de Saúde em 2022 é de R$ 527,4 milhões, sendo quase 1/3 do orçamento municipal e mais que o dobro dos 15% que a lei determina que seja investido. Ele mostrou um Plano de Adequação das UBSs, com unidades em construção e reformas, e outras em fase projetos, entre outros investimentos. 

Sobre a lotação dos leitos e espera para atendimento, o secretário explicou que a Prefeitura já fez campanhas para orientar a população e prepara uma nova divulgação. Frisou que 88% dos movimento nas UPAs são de casos que deveriam ser atendidos em UBSs. Ele lembrou que o sistema de saúde local também atende pacientes da região. 

TRANSPARÊNCIA - O secretário Clóvis Melo ressaltou que é importante a participação dos vereadores na gestão e que a população deve acompanhar as ações da Prefeitura. Aproveitou e convidou a todos para acompanharem a prestação de contas do quadrimestre da Saúde que acontecerá na Câmara de Vereadores no dia 30 de maio. O chefe de Gabinete, Domingos Trevizan, também acompanhou a apresentação de hoje no Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.