A abertura da Semana do Meio Ambiente, de 2 a 7 de junho, será na quinta-feira, 2, com o 2º Encontro Regional de Conselhos de Meio Ambiente. O Instituto Ambiental de Maringá (IAM), em parceria com a Secretaria de Assuntos Metropolitanos, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e a Amusep, reúne secretários e prefeitos da região para discutir práticas sustentáveis nos municípios.
“Essa será uma semana para traçarmos metas e buscarmos soluções para a preservação do meio ambiente. No entanto, para além disso, vamos lançar novas iniciativas para reforçar as práticas sustentáveis adotadas pela gestão municipal”, diz a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff.
Durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Maringá vai lançar, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, o Programa Lixo Zero. O objetivo é aumentar o número de materiais recicláveis e melhorar o reaproveitamento dos resíduos na cidade. Serão cinco grandes ações para incentivar, orientar e otimizar o descarte correto dos resíduos.
O município também vai formalizar a participação no Projeto Poliniza Paraná. A iniciativa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável, prevê a instalação de colméias de abelhas nativas sem ferrão no Parque do Ingá. A ação é fundamental, já que a fauna e flora dependem dos serviços de polinização para produção de frutos e sementes.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a população também já poderá utilizar o novo Parque Linear Samambaia. Na véspera da data, em 4 de junho, a Prefeitura de Maringá realizará a inauguração do novo espaço. O local é importante para a conservação da biodiversidade e mais uma opção de lazer para a comunidade do bairro.
Na Semana do Meio Ambiente, o Parque do Ingá, tradicional cartão-postal da cidade, também estará presente nas discussões. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza uma apresentação pública com resultados preliminares para a solução do problema hídrico no Parque. A gestão municipal assinou parceria com a fundação no ano passado para buscar alternativas sobre o manejo de águas pluviais da unidade de conservação. Clique aqui e confira a programação da Semana do Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.