02/06/2020

Respirador fabricadocom apoio de Itaipu

Equipamento pode ajudar no combate à pandemia que assola a capital pernambucana
Um protótipo de respirador fabricado em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, pela Indústria Schumacher (empresa de desenvolvimento e produção de válvulas pneumáticas), em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), será testado na cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco (PE), onde os casos de covid-19 são altos.

A testagem do ventilador pulmonar industrial faz parte de uma cooperação técnica de validação do equipamento. Se validado, ele poderá ser utilizado para ajudar no enfrentamento da doença no Recife. O aparelho, que faz a regulação e o controle da pressão e volume de ar comprimido e oxigênio, possui um controlador digital que executa a malha de controle do sistema.

O número de casos de covid-19 na capital pernambucana passou de 500. Em função disso, o município está em quarentena e tem tido dificuldades ara obter respiradores. “O envio do protótipo é uma ação concreta dentro de uma série de medidas de excepcionalidade que estamos adotando para enfrentar a pandemia atual”, diz o coordenador do Grupo Estratégico da Covid-19 da Itaipu, coronel Jorge Aureo.
A validação, segundo o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, pode resolver um gargalo. Com a cooperação, haverá um ganho enorme tanto para o parque quanto para a Indústria Schumacher e, em especial, para a cidade de Recife.
O que é?
O equipamento faz a leitura dos sensores, atuando nas válvulas para obtenção do objetivo indicado e configurado no controlador digital. Conta com válvulas eletromecânicas para ajuste da pressão de expiração, fluxômetros para regulação da mistura de ar e oxigênio (blender), sensores para validação das pressões de inspiração/expiração e possibilidade de encaixe de filtros antiviral/antibacteriano.
Parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.