01/04/2020

Prefeitura avança no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Maringá desempenha um trabalho humanizado e de qualidade para a promoção de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um exemplo é a entrega de XX cartões de identificação do autista. Iniciada em 2017, a ação promove inclusão, direito ao transporte público e facilita o atendimento no Sistema Único de Saúde. Na rede municipal de educação, são mais de 300 alunos matriculados, encaminhados para as salas de recursos multifuncionais ou para Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar (CEMAE), onde recebem atendimentos especializados ligados aos aspectos cognitivos, psicossociais ou físicos.
A entrega da clínica do autista também simboliza mais um avanço na promoção em saúde do município. No espaço ocorrerá avaliação, atendimento e outros encaminhamentos. Tudo acompanhado por equipe formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas, pedagogos, nutricionistas e fisioterapeutas.  Os encaminhamentos ao espaço serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em que os pacientes estão inseridos. A inauguração da clínica seria em março, mas foi adiada para evitar aglomerações de pessoas, respeitando o decreto 445/2020.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Nesta quinta, 2, é comemorado o dia Mundial de Conscientização do Autismo. Geralmente a data é marcada pela Semana Municipal da Consciência do Autismo em Maringá, instituída pela Lei nº 9.984/2015, de autoria do então vereador e atual prefeito Ulisses Maia. Neste ano, o evento será realizado com o seminário online, com os vídeos disponibilizados no canal do Youtube da Prefeitura de Maringá, nesta quinta, 2, e sexta, 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.