04/01/2024

Sarandi abre inscrições para Festival de Folia de Reis como capital estadual da tradicional festa


O tradicional Festival de Folia de Reis de Sarandi será realizado no dia 28 de janeiro na Casa da Cultura, a partir das 9 horas. As inscrições estão abertas e a expectativa é sempre otimista no sentido de atrair companhias de municípios da região para celebrar importante referência da cultura popular. Lei de 2001, de autoria do ex-deputado estadual Ricardo Maia, avaliza Sarandi como Capital Turística e Folclórica da Festa de Folia de Reis.

Sarandi realiza o festival desde o início da década de 1980, quando a cidade se tornou município. Em sua 43ª edição, o evento se mantém firme no propósito de celebrar a festa de tradição católica, também conhecida como Reisada ou Festa de Santos Reis. A tradição se inspira na visita dos reis magos ao menino Jesus e se expressa por músicas, orações, danças, roupas, acessórios e muitas comidas típicas em toda a sua realização."

“A festa é uma tradição secular e nós buscamos preservá-la há mais de quatro décadas, nos esforçando para mostrar a dimensão dessa expressão cultural que, infelizmente, está se perdendo”, afirma o secretário de Juventude, Juventude, Cultura e Lazer, Cláudio Souza, referindo-se à dificuldade cada vez maior de reunir companhias para o festival. “Mas insistimos e vamos realizar uma grande festa”, acrescenta.

O chefe da Divisão de Cultura, Marcos Mochi, dispensa atenção especial ao festival não apenas por reconhecê-lo como evento já histórico no município, mas também pela sua importância na preservação da memória e tradição. “Há muitos elementos nesse festival que justifica sua realização e valorização como celebração de um simbolismo religioso que alcança a todos”, afirma.

SERVIÇO

Inscrições para o Festival de Folia de Reis, que acontecerá no dia 28 de janeiro, a partir das 9 horas na Casa da Cultura, centro de Sarandi, podem ser feitas pelo telefone 44 3126 9526

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.